Entrevista com Isael Costa

Apresentamos: Isael Costa, escritor, poeta e roteirista de cinema, nascido na Bahia, apaixonado por literatura, uma verdadeira inspiração para os jovens artistas Brasileiros.                                                

Por: Andrew Batista (PCA)

“Um país se faz com leis, trabalho e cidadania” O maior legado de uma nação está na educação e cultura.

Ótima leitura!

CANTINHO DO AUTOR: Isael Costa, obrigado por nos agraciar com sua participação no projeto cantinho do autor! Já tivemos o prazer de recebê-lo anteriormente, porém estamos atualmente vivendo um momento muito difícil devido a essa doença maléfica COVID-19. Nesse momento em que as pessoas tem aproveitado o tempo de reclusão para desenvolverem alguns trabalhos profissionais, conte-nos como tem sido sua trajetória artística, e quais são as novidades que seus leitores podem esperar ainda em 2021?

ISAEL COSTA: Neste último ano em que o mundo praticamente parou devido ao surgimento dessa doença, não foi diferente com nosso trabalho. A grave situação epidemiológica fez com que todos mudassem suas rotinas se tornando refugiados. A exemplo da grande maioria eu também não consegui manter o ritmo anterior, as viagens foram interrompidas, mesmo assim tenho trabalhado bastante de forma oculta e até consegui fazer bastante coisas, porém são trabalhos estes que continuam no anonimato a esperar que as coisas voltem a normalidade para serem apresentados ao público.

As dificuldades foram enormes, no entanto estamos buscando alternativas para que o nosso retorno ao público seja da melhor maneira possível. Posso garantir que ainda este ano teremos novidades boas para os amantes de literatura.

CANTINHO DO AUTOR: Isael Costa, você já declarou que seu primeiro trabalho foi publicado em Portugal, afirmando ter sido descoberto por portugueses. Como está essa relação profissional já que apesar de serem Portugal e Brasil coirmãos há uma diferença de cultura a considerável?

ISAEL COSTA: Meu nome como artista vai estar sempre atrelado aos portugueses, e não há como mudar essa realidade. Meu primeiro trabalho literário foi publicado por uma editora portuguesa, lançado na Câmara Municipal em Lisboa, minha primeira entrevista em uma emissora de televisão foi em uma TV portuguesa.

Tive um trabalho premiado figurando entre os duzentos melhores poetas de países que falam a língua portuguesa, através de intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal, por uma segunda editora também portuguesa. Minha primeira entrevista escrita foi em uma revista cultural eletrônica portuguesa. Portanto como artista sou mais português do que brasileiro literalmente.

CANTINHO DO AUTOR: Você está preparando um trabalho com características diferentes, já que sua especialidade é escrever para os públicos infantil e infantojuvenil, esse novo trabalho será um romance. Porque você resolveu direcionar essa nova obra para um novo público? você já tem data definida para esse lançamento? Fale um pouco sobre essa obra, e qual é sua expectativa ao escrever para adultos?

ISAEL COSTA: Estamos preparando um romance com o título de capa “Revelações de Uma Viagem”. Temos feito tudo com carinho, cautela e muita imaginação para que esta obra tenha características diferentes conforme você mesmo disse.

É um livro que vai despertar muitas emoções, e a cada capítulo surgem novas surpresas dificultando o entendimento de antecipação dos acontecimentos por parte dos leitores.

A história se passa em tempos adversos, envolvendo um garoto de família humilde que consegue driblar as adversidades e se transforma em um adulto de grande sucesso com reconhecimento internacional.

Este é um trabalho que apresenta uma trama envolvente, capaz de fazer com que ao aprofundar na leitura o leitor se sinta parte da história, e por mais atento, esse mesmo leitor não consegue prever o final da história.

CANTINHO DO AUTOR: Isael Costa, você começou dedicar a vida a este ofício um pouco mais tarde que o convencional. Como você se sente hoje ao saber que já escreveu seu nome na história da literatura brasileira e lusitana, sendo agraciado com vários prêmios e condecorações, detendo títulos que o torna seu nome imortal por entidades culturais até mesmo de outros países? Como se sente sendo uma referência para os novos talentos e o que significa tudo isso para você?

ISAEL COSTA: Eu comecei a escrever bem mais tarde exatamente por não ter interesse em literatura, mas sim por teatro e cinema. Inesperadamente nasceu a inspiração, e a escrita surgiu em minha vida naturalmente assim como acontece em um sonho.Tudo isso está humanamente acima de minha compreensão, eu realmentenão consigo explicações por tudo que vem acontecendo comigo. Foram acontecimentos não planejados, com alcances fora da curva dos meus objetivos.

É claro que eu tenho em mente uma certeza, em tudo isso sempre esteve presente a mão de Deus. Hoje sou mais feliz, adoro escrever e como você bem disse, faço parte de várias entidades culturais, essa foi em minha vida uma grande vitória alcançada. Significa que houve um grande milagre ao alcançar uma realidade plena, a inclusão de meu nome à marca da imortalidade.

CANTINHO DO AUTOR: Você fala sempre de amor, esperança e inspiração, já que você diz que Deus te habilitou, o que você atribui como merecimento para receber esse milagre e como você pretende dividir conhecimentos com os mais humildes? Você se considera ter uma mente brilhante?

ISAEL COSTA: Falar de amor é a coisa mais linda e gratificante, inspiração não são só momentos é dom, merecimento vem por tudo que pensamos e fazemos. Já o conhecimento está nos livros, na vontade de fazer novas descobertas e nas conversas com os mais antigos.

Conhecimento é também uma dádiva. A generosidade não está na classe social, na religião, na raça ou na cor, está na simplicidade daqueles que preocupados com seu semelhante divide o seu melhor, está na alma e pode estar ao alcance de qualquer pessoa, basta cultivar a empatia e a coerência de um sábio.

A mente humana tanto pode ser brilhante quanto atordoada e mesquinha. Eu sou privilegiado e estou sempre preparado para dividir o meu melhor com aqueles que quiserem fazer parte de um objetivo maior, abrirem os corações, as mentes e cultivar o amor. Estas são as virtudes daqueles que querem ser felizes e viverem em paz, virtudes estas, com as quais Deus me habilitou.

CANTINHO DO AUTOR: Isael Costa foi um prazer falar com você. Obrigado e fique à vontade para suasconsideraçõesfinais.

ISAEL COSTA: Os meus agradecimentos especiais a Deus, aos profissionais Que dividem comigo trabalhos e vitórias, aos meus familiares, amigos e confrades que juntos representamos e somos representados por várias entidades culturais.  

Abraço a todos.

Contatos com o Autor

E-mail izcoza@hotmail.com

Isael Costa

Autor brasileiro, nascido na Bahia, apaixonado por cultura em diversos segmentos, iniciou seu trabalho literário em Portugal. Membro de várias entidades culturais renomadas no Brasil e no exterior. Faz parte na história da literatura brasileira e lusitana, agraciado por figurar entre os duzentos melhores poetas de países que falam a lingua portuguesa. Um autor independente com serviços prestados a cultura brasileira nos segmentos: Poesia, Infantil, Infanto-Juvenil, Cinema, Música e Teatro.