Poesia

poesiaA poesia é uma forma de expressão que se traduz em forma de versos, todos os tipos de sentimentos e pensamentos.

Eventualmente, ela surgiu com os “adis”, grupos de pessoas, entre ela os filósofos gregos da Grécia Antiga, que entoavam as palavras junto com a música.

Todavia é elaborada seguindo um estilo, que pode ser romântica, realista, lírica, dramático ou narrativo, enquanto que todos têm em comum; a emoção.

Embora algumas poesias são complexas, de difícil interpretação, justamente pela riqueza imensurável das palavras utilizadas.

Outras são sutis e levam as pessoas as lágrimas.

A poesia e o romantismo no Brasil

Em resumo, quando falamos em poesia romântica brasileira, podemos dividir a sua história em três fases:

Na primeira fase iniciada em 1836, o foco era no sentimento que brotava do nacionalismo, das vontades e anseios de um país que acabará de nascer.
A poesia ilustrava a descoberta e a vontade lutar.

A segunda geração que se iniciou em 1853, foi influenciada pelo mundo em transformação, onde poucas personalidades se destacavam.
Na literatura e também na forma de escrever poesia, Lord Byron, foi um poeta influente.
O termo “mal do século” refere-se a este período.
Os sentimentos que inspiravam a poesia era o de melancolia, do não essencial, e do tédio.

Quando se iniciou o terceiro momento da poesia no Brasil, em 1870, a liberdade era o tema central.
Este período recebeu o nome de geração Condereira. O Brasil, é um país com muitos poetas, entre os romancistas se destacam Gonçalves Dias; Castro Alves; José de Alencar; Machado de Assis; Cecília Meirelles, entre muitos outros.


Poesia – Romantismo em todos os dias

Visto que a poesia romântica é uma forma de expressão cheia de sentimento, às vezes repleta de verdades. Ela serve para dizer a quem se está apaixonado ou amando. Por vezes tamanho e forma do que se sente.
 
É um símbolo das relações amorosas, entre os casais que já oficializaram o seu amor, ou de quem pretende declarar os sentimentos
 
Um poema é formado por estrofes e versos e nem sempre as palavras têm sentido direto.
Porque a poesia é repleta de “rodeios”, com palavras que podem ser interpretadas de várias maneiras, depende do ponto de vista.
 
Criar uma poesia exige inspiração e talento, mas o mais importante de tudo é que ela alcance seu objetivo, que é apresentar uma ideia muito pessoal do escritor.

A vida com mais sentido, aprecie!

A poesia aproxima os estudantes e todas as pessoas da língua escrita. Através dela, conhecemos um mundo novo, inspirador e cheio de magia.

Por fim, para o povo brasileiro, o romantismo é um símbolo máximo do rompimento linguístico com Portugal. 
Ou seja, ela nos permitiu criar a nossa própria linguagem, com expressões que somente no Brasil são conhecidas.